Friday, February 29, 2008

A banhoca

Por norma as pessoas distinguem dois tipos de banho: o banho de imersão e o duche.

No banho de imersão o "banhista" submerge o seu corpo dentro da banheira, e vai esfregando ali e acolá calmamente, até começar a transformar-se numa uva passa gigante (i.e., quando os dedos começam a ficar todos encarquilhados).

O duche é normalmente o mais comum, por ser mais rápido, neste nosso mundo que se move à velocidade do e-mail e do sms.
Existem porém uma série de questões de índole higiénica que se levantam... É que existem zonas da anatomia humana que são mais complicadas de lavar quando se está de pé, variando com o local onde se está a tomar a dita banhoca.

Se tomar o seu duche numa banheira, então o "banhista" tem mais espaço, e pode, por exemplo curvar-se facilmente para conseguir lavar uma parte da anatomia complicada: o meio dos dedos dos pés! São 8 e estão escondidos! Para lavar o dito "meio" (desconheço por completo o nome cientifico) pode: armar-se em equilibrista e levantar o pezinho; encostar-se à parede para não se desequilibrar; ou pode sentar-se na beira da banheira, para confortavelmente lavar o dito pé. Eu confesso que sou apreciador do método do "encostanço". Normalmente acordo com sono a mais para equilibrismos, e acho a beira da banheira fria de mais para os meus glúteos desnudados.
Tomando o duche no polibã, as opções desaparecem. Devido ao espaço reduzido, o polibã não permite ao "banhista" baixar-se sem correr o risco de embater com a cabeça na parede mais próxima. A beira do polibã também costuma ser baixa de mais para alguém se dar ao trabalho de lá se sentar para lavar o meio do pé... Cá para mim, quem toma banho no polibã, não lava os pés!

Existem outras partes do corpo, que por uma ou outra razão, são afectadas por mitos difíceis de desfazer.
Aparentemente «ninguém lava atrás das orelhas». Qual a razão então para se perguntar sempre aos miúdos se lavaram? De onde vem esse receio todo? No caso de se estarem a questionar, eu lavo! E se não lavar e me perguntarem digo sempre que sim!
Existe também a sempre constante bola de cotão no umbigo. Como é que isso é possível? «Ah! É dos pelos da barriga e tal e acumula!» dizem algumas pessoas... Tretas, digo eu! Há pessoas que só olham para o próprio umbigo... E que tal começarem a olhar para o umbigo também durante o duche?

3 comments:

Anonymous said...

Casualmente, ou não, referiste que "Por norma as pessoas distinguem dois tipos de banho:o banho de emersão e o duche"...
No entanto, há uma diversidade de adjectivos qualificativos para os ditos. Ora vejamos: o banho checo (que será aquela banho de Bidé); o banho à gato (aquele que nem água passa pelo corpo, ou se passa n deve limpar, o suficiente, as impurezas físicas); O banho de toalhete (utilizado nos bébés - às vezes) e finalmente - pq n m estou a recordar de mais nenhum - o Banho de perfume (aquele em que a pessoa se "encharca", literalmente, de perfume para tentar "abafar" o cheiro da transpiração diária - O meu preferido pois para quem anda de transportes públicos...e tem um olfacto razoavelmente sensível, é do melhor!!!)

Pedro Vale said...

Por isso é que está lá o "Por norma" ;)
Mas é verdade :P Falhei um bocado... Podia ter referido esses também hehehe
Assim fica nos comentários!

Anonymous said...

"Para lavar o dito "meio" (desconheço por completo o nome cientifico) pode: armar-se em equilibrista e levantar o pezinho; encostar-se à parede para não se desequilibrar; ou pode sentar-se na beira da banheira, para confortavelmente lavar o dito pé. Eu confesso que sou apreciador do método do "encostanço". Normalmente acordo com sono a mais para equilibrismos, e acho a beira da banheira fria de mais para os meus glúteos desnudados."

e k tal nao lavar??? é mais facil...e já que ao tomares banho a agua, normalmente, vem de cima...acaba por lavar o "meio" nao? é a chamada "corrente de agua" que invade com toda a sua força. lol